2ª Via da Fatura
Segunda Via de Faturas

Imprima a 2ª via das faturas não quitadas.

Editais de Licitações
Editais de Licitações

Obtenha os editais das licitações em andamento.

Tabelas de Tarifas
Tabelas de Tarifas

Acesse as tabelas de tarifas do SAAE.

Fale Conosco
Fale conosco

Canal via e-mail para dúvida e sugestões.

JUBILEU DE OURO


No dia 9 de março de 2020, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) celebrou o seu Jubileu de Ouro. São 50 anos dedicados a levar à população de Mogi Mirim um serviço em saneamento de qualidade. Uma história que começou no dia 9 de março de 1970, quando o então prefeito Adib Chaib criou a autarquia. No decorrer dessas cinco décadas, o SAAE passou por processos de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade de seus serviços. Aumentou a reservação de água tratada na Estação de Tratamento de Água, implantou novos reservatórios e ampliou a rede de distribuição para acompanhar o crescimento da cidade e atender a população. Hoje, 100% da cidade recebe a água tratada pelo SAAE. Por tudo isso, não há dúvida nenhuma que hoje, a autarquia é um dos entes públicos mais essenciais na vida diária de Mogi Mirim. Atua com responsabilidade em assegurar a qualidade no saneamento. E tem motivos de sobra para comemorar seu Jubileu de Ouro. Da iminência de ter sido objeto de concessão à iniciativa privada, sob a justificativa de ser uma autarquia deficitária, sem poder de investimentos, e cuja decisão de revogar todas as decisões nesse sentido partiu da gestão do prefeito Carlos Nelson Bueno, o SAAE se orgulha de poder contribuir com o desenvolvimento e o progresso de Mogi Mirim, mantendo e melhorando os serviços prestados à população, além de assegurar os investimentos necessário que irão atender as atuais e as futuras gerações. Assim é o SAAE, que nasceu, cresceu e evoluiu para levar qualidade de vida ao nosso povo.

Com o passar dos anos, o SAAE foi se desenvolvendo ao mesmo tempo em que a cidade foi crescendo. Após 50 anos de caminhada, muita gente nem imagina, mas, o dia-dia da autarquia envolve uma gama de serviços e atividades. No atendimento ao público, seus funcionários estão preparados para atender aos consumidores nas mais diferentes situações. Ainda em sua sede, a autarquia mantém o serviço de telemetria, sistema eletrônico que monitora os reservatórios da cidade. Serviços também são oferecidos pela Internet. Porém, boa parte do serviço do SAAE é realizado externamente, como leituras de consumo, troca de hidrômetro, combate às fraudes, caça-vazamentos, limpeza das adutoras e reparos nas redes. Para melhorar a eficiência do sistema, Válvulas Reguladoras de Pressão com controlador eletrônico foram instalados em vários pontos da cidade, reduzindo a pressão da rede em períodos de baixo consumo, evitando o risco de vazamento. Pavimentação asfáltica, dedetização nas redes de esgotos e nas galerias pluviais, reparo das redes de esgotos, fornecimento de água com o caminhão pipa, e serviços de drenagem também são de competência do SAAE. E tem muito mais. Desde 2010, Mogi Mirim é associada à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Desde então, os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE são regulados pela Agência, responsável por fiscalizar e regular a autarquia, auxiliar na resolução de problemas e definir tarifas e preços públicos. Na busca por recursos que ajudam a autarquia em investir em obras e serviços, o SAAE está em sintonia com entidades como a CBH Mogi (Comitê na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu), e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Todos os anos, a autarquia tem sido contemplada com recursos em projetos na área de saneamento. Esse trabalho reflete no ótimo relacionamento do SAAE com a comunidade, promovendo ações sociais e de cidadania, como o Projeto Técnico Social, aplicado em parceria com o Senac, e adotando práticas de conscientização e de educação ambiental, como a visitação à ETA e à ETE, a realização de eventos e a distribuição de materiais com esse enfoque. Todo esse cenário tem como ponto de partida um amplo sistema de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água.

Apesar do trabalho intenso no presente, o SAAE já está com os olhares voltados para o futuro de Mogi Mirim. Um futuro que começou em 2017, quando a autarquia deu início ao projeto de ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água, que irá assegurar água tratada em volume e em qualidade para a população mogimiriana pelos próximos 30 anos.

Para celebrar essa data especial, o SAAE realizou uma solenidade no salão social do Clube Mogiano. O evento reuniu o prefeito Carlos Nelson Bueno, a vice-prefeito Lucia Tenório, a diretoria e servidores do SAAE, secretariado municipal, vereadores, diretores da ARES/PCJ, representantes da sociedade civil e demais convidados. O evento contou ainda com a participação do quarteto musical da Lyra Mojimiriana, que não só recepcionou os convidados, como também executou os Hinos Nacional e de Mogi Mirim. Na solenidade, foi feita a apresentação histórica do SAAE, destacando fatos do passado (como a criação), do presente (atividades e serviços executados pela autarquia) e do futuro (obras de ampliação e modernização do sistema de água), através de vídeos institucionais e fotografias. Na sequência, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para assinar a ordem de serviços para que a SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) possa dar início às obras da terceira etapa de investimentos no Sistema de Esgotamento Sanitário e implantação e operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos). A solenidade terminou com o descerramento da placa comemorativa dos 50 anos do SAAE.