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Consumo


COMO CONFERIR SUA CONTA: 

O consumo mensal será a diferença entre as Leituras Atual e Anterior.

O consumo calculado é referente ao período de 30 dias. Devido a vários fatores (feriados, condições climáticas, situações inesperadas com o quadro de colaboradores, etc), o período de consumo pode variar entre 28 e 33 dias.

A conta é emitida no ato da leitura, quando o local de entrega é o mesmo.

Para conferir a leitura tirada pelo leiturista basta confrontar os números pretos do seu hidrômetro, com a leitura atual constante na conta.

Cada economia residencial, comercial ou industrial corresponde a 10 m3 (mínimo).

Todo consumo que ultrapassar o mínimo é cobrado excesso.


DESCRIÇÃO DA CONTA:

1. Nome: nome do proprietário 

2. Inscrição cadastral: número de inscrição constante no cadastro do SAAE 

3. Número da ligação: número da ligação constante no  cadastro do SAAE 

4. Local da ligação: endereço da ligação 

5. Banco/agência: n. do banco e da agência  quando a conta for débito automático 

6. Categoria: classificação do imóvel: (R) Residencial,  (C)  Comercial, (I) Industrial, etc. 

7. Economias: quantidade de economias do imóvel 

8. Natureza: demonstra se o imóvel é fornecido por água e esgoto, água e esgoto e esgoto especial ou somente água. 

9. Referência: mês e ano da conta 

10. Numero do hidrômetro: número do hidrômetro  que está instalado no imóvel 

11. Data da Leitura: data em que foi tirada a leitura 

12. Condições de  leitura:  descrição da condição de  leitura encontrada pelo leiturista 

13. Leitura anterior: número constante no hidrômetro na leitura do mês anterior 

14. Leitura  atual: número constante no hidrômetro na leitura do mês atual 

15. Média: quantidade  média de água consumida, em metros cúbicos (m3) nos últimos 3 (três) meses 

16. Consumo medido: quantidade de água consumida em metros cúbicos (m3). Diferença entre a leitura atual e anterior 

17. Consumo faturado: consumo efetivamente cobrado 

18. Últimos consumos: quantidade média de água consumida, em metros cúbicos (m3), nos últimos 6 (seis) meses

19. Tarifação: descrição de valores do mínimo e do excesso por metro cúbico (m3)

20. Lançamento: descrição de cada serviço que está sendo cobrado na fatura e seu valor 

21. Código de leitura: descrição do código apontado pelo leiturista no ato da leitura, quando a mesma tiver alguma situação diferenciada 

22. Mensagens: campo reservado para observações e mensagens

23. Vencimento: data do vencimento da fatura

24. Total a pagar: valor total da fatura a ser pago

25. Código de barras: código utilizado para registrar pagamento da conta


Depois de verificado que o imóvel não possui vazamentos e o usuário tiver dúvidas em relação ao consumo mensal, poderá solicitar aferição do hidrômetro instalado, desde que o equipamento esteje dentro do prazo de vida útil estipulado (05 anos).

O SAAE irá cobrar tarifa dos lacres se na aferição for constatado que o hidrômetro está marcando corretamente. Se comprovado que medidor está com problemas, o usuário não terá custos com o serviço, e será cobrado somente os materiais utilizados.


ECONOMIAS:

Imóveis com mais de uma construção, poderão ter mais de um mínimo/economia (ex.: um prédio com 10 apartamentos, terão 10 economias/mínimos).

Residenciais: Quando houver dois ou mais imóveis no mesmo terreno, com separação física, entradas independentes, abastecidas por um único hidrômetro.

Comercial ou Industrial: Quando houver no mesmo terreno dois ou mais estabelecimentos abastecidos por um único hidrômetro.


RESSARCIMENTO DE DANOS: 

O ressarcimento de danos é devido quando comprovadamente for do SAAE a responsabilidade por dano causado em móvel ou imóvel do requerente, como por exemplo:

· Dano estrutural em imóvel causado por rompimento de tubulação do SAAE;
· Acidentes de trânsito oriundos de trabalhos realizados pelo SAAE;
· Prejuízos provenientes de entupimento, sujeiras em virtude de rompimentos de rede de água.

Procedimentos a serem adotados:

· Comunicar ao SAAE tão logo aconteça o problema, para que a Autarquia possa registrar em ordem de serviço, acompanhamento fotográfico, etc.;
· Protocolar  junto    ao   Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE, requerimento explicativo do acontecimento, inclusive com levantamento detalhado dos danos ocorridos;
·  Apresentar 3 orçamentos de serviços juntamente com o requerimento;
· Boletim de ocorrência se for o caso;
· O SAAE tem 15 dias para deferir ou indeferir a solicitação.


PARCELAMENTO ESPECIAL: 

Agora os consumidores que estão em atraso com as contas de água do SAAE tem um novo instrumento para quitar seus débitos.

O parcelamento especial implantado pelo SAAE permite que os valores em débitos sejam parcelados em até 36 (trinta e seis) meses para débitos de até R$ 1.500,00, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 40,00 (vinte reais) para categoria residencial e R$ 80,00 (cinquenta reais) para as demais categorias. A quantidade de parcelas pode variar de acordo com o valor total da dívida, podendo chegar a 200 parcelas. Vide Lei Municipal nº 5.662

A entrada, correspondente a 10% do valor consolidado, deverá ser paga no ato da assinatura do contrato e as demais parcelas serão lançadas mensalmente junto com a conta de água que os consumidores recebem em suas residências.

Desta forma, o SAAE facilita o pagamento dos débitos das contas para seus consumidores.

Mas atenção:

Somente poderá ser feito diretamente pelo proprietário ou com autorização do mesmo, por escrito, reconhecido firma.


MULTAS: 

Serão punidos com multas e corte do abastecimento de água

- Ligações clandestinas de qualquer canalização à rede distribuidora de água e coleta de esgotos; 

- Violação ou retirada de hidrômetro ou de limitador de consumo; Retirada ou violação do medidor ou controlador de vazão;

- Intervenção de qualquer modo nas instalações dos serviços públicos de água e esgoto.

- Interligação de instalações prediais internas de água, entre prédios distintos ou entre dependências de um mesmo prédio que possuam ligações distintas; 

- Fornecimento de água a terceiros através de extensões das instalações prediais para abastecer economias localizadas em lote, prédio ou terreno distintos sem autorização expressa do SAAE.

- Violação de lacre

Valores: Vide - Resolução ARES-PCJ nº 192



TARIFA DE APRECIAÇÃO DE PROJETOS, FORNECIMENTO DE HABITE-SE E DIRETRIZES:

Valores: Vide - Resolução ARES-PCJ nº 192



CORTE DE ÁGUA POR FALTA DE PAGAMENTO: 

A impontualidade no pagamento da conta mensal será notificado através de aviso de corte, e o cliente terá 30 dias para pagar ou parcelar os débitos constantes no mesmo.

No caso de clientes que já possuem parcelamento de débitos, poderá ser suspenso o abastecimento de água após 7 (sete) dias após o vencimento, sem prévia comunicação de aviso de corte, conforme cláusula 4ª, constante no contrato firmado no ato do parcelamento.