2ª Via da Fatura
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Serviços e Documentações


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

- Apreciação de Projetos:
PRAZO DE ENTREGA: até 10 dias úteis.
VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ
- 05 cópias do Projeto Arquitetônico;
- 05 cópias do Memorial Descritivo;
- ART paga;
- Matrícula ou Escritura ou Contrato de Compra e Venda com firmas reconhecidas;
- Conta de água no caso de regularização ou ampliação – não pode constar débitos;
- Ofício do CREA;

Se for Comercial / Industrial:
- 05 cópias do Memorial de Atividades, além dos itens acima.

Se for planta popular aprovada pela Prefeitura (até 70 m²):
- 04 cópias do Projeto Arquitetônico;
- 04 cópias do Memorial Descritivo;
- ART paga.

Caso for Comercial ou Industrial ou Empreendimento, consultar o setor de Apreciação de Projetos.

Necessário conter em todos os projetos indicação de:
- Entrada de água;
- Saída de esgoto;
- Caixa d'água;
- Posição do imóvel em relação à esquina mais próxima;
- Tubo de ventilação nos banheiros;
- Caixa de gordura em pia de cozinha;
- Caixa de inspeção de esgoto na calçada com detalhamento;
- Cotas de Nível.

- Ligação de Água e Esgoto
Prazo para realização do serviço: até 10 dias úteis (após a aprovação da instalação da caixa padrão pelo setor de fiscalização do SAAE).
VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ

Originais e cópias:
- Matrícula ou Escritura ou Contrato de compra e venda com firmas reconhecidas;
- Carnê do IPTU;
- Documentos pessoais do proprietário e do solicitante (RG e CPF).

Exigências:
- Deve ser solicitado pessoalmente pelo proprietário ou através de procuração com firma reconhecida;
- Identificar o terreno/imóvel com placa, contendo quadra e lote ou número (informado pela prefeitura, se já existir);
- Aquisição e instalação da Caixa Padrão de Proteção do Hidrômetro (obtenha AQUI o manual de instalação) – consulte valor no setor de atendimento ao consumidor;
- Aquisição do hidrômetro junto ao SAAE – consulte valor no setor de atendimento ao consumidor.
- Fazer a CAIXA DE INSPEÇÃO DE ESGOTO obrigatoriamente no prazo máximo de 30 dias a contar da data de ligação de água, deixando a exposta para fiscalização (obtenha AQUI o manual de instalação).

- 2ª Ligação de água
Prazo para realização do serviço: até 10 dias úteis (após a aprovação da instalação da caixa padrão pelo setor de fiscalização do SAAE).

VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ

* Dois hidrômetros para duas unidades consumidoras distintas (duas faturas independentes)
Originais e cópias:
- Carnê do IPTU;
- Documentos pessoais do proprietário e do solicitante (RG e CPF).

Exigências:
- Não pode haver débitos na primeira ligação do imóvel;
- Somente serão concedidas para dependências isoladas com entradas independentes e separação física – após vistoria e aprovação do setor de fiscalização do SAAE;
- As instalações prediais (redes internas) devem ser independentes;
- Deve ser solicitado pessoalmente pelo proprietário ou através de procuração com firma reconhecida;
- Aquisição e Instalação da Caixa Padrão de Proteção do Hidrômetro (obtenha AQUI o manual de instalação) – consulte valor no setor de atendimento ao consumidor;
- Aquisição do hidrômetro junto ao SAAE – consulte valor no setor de atendimento ao consumidor.
- Obs.: toda 2ª ligação será realizada através de rede hidráulica derivada diretamente da rede pública e seus custos arcados pelo solicitante, inclusive o rompimento de asfalto, caso houver.

Atenção!
Para 2ª ECONOMIA:
* Um hidrômetro para duas unidades distintas (única fatura com cobrança do consumo registrado pelo hidrômetro dividido por duas economias)
- Atendidas as mesmas exigências para uma 2ª ligação, com exceção das instalações prediais independentes, poderá, a critério do proprietário, optar pela escolha de uma 2ª economia ao invés de uma 2ª ligação.
* Para uma “3ª ligação ou mais” ou “3ª economia ou mais” serão obedecidos os mesmos critérios já mencionados.

ALTERAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA (mudança de cavalete):
Prazo para realização do serviço: : até 10 dias úteis (após a aprovação da instalação da caixa padrão pelo setor de fiscalização do SAAE).

VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ
Exigências:
- Cópia dos documentos pessoais do proprietário e solicitante (RG e CPF);
- Não pode haver débitos na ligação do imóvel;
- Deve ser solicitado pessoalmente pelo proprietário ou através de procuração com firma reconhecida;
- Calçada e instalação predial (rede interna) sob responsabilidade do solicitante, bem como eventuais custos de rompimento de asfalto, caso necessário;
- Aquisição e Instalação da Caixa Padrão de Proteção do Hidrômetro (obtenha AQUI o manual de instalação) – consulte valor no setor de atendimento ao consumidor.

INATIVAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA a pedido do proprietário:
Prazo de realização do serviço: até 05 dias úteis.

VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ

- Cópia dos documentos pessoais do proprietário e do solicitante (RG e CPF);
- Deve ser requerido pessoalmente pelo proprietário ou através de procuração com firma reconhecida;
- Não pode haver débitos;
- Se houver consumo entre a última leitura e a data da solicitação da inativação, será emitida a fatura normalmente;
- Somente poderá ser solicitado se o imóvel estiver desabitado e completamente desocupado;
- Havendo caixa padrão instalada, a inativação será na caixa padrão om a retirada do hidrômetro; caso contrário, a inativação será realizada no ramal (calçada), com suas respectivas tarifas.

SUPRESSÃO DA LIGAÇÃO:
- Havendo interrupção do fornecimento de água (corte) por falta de pagamento, por mais de 180 dias, o SAAE realizará a inativação da ligação no ramal predial e do cadastro comercial.

AFERIÇÃO DO HIDRÔMETRO:
Prazo para religação do serviço: até 15 dias úteis. VALORES: Vide - Resolução ARES-PCJ

- Cópia dos documentos pessoais do proprietário e do solicitante (RG e CPF);
- Apresentar “TESTE DE VAZAMENTO” (obtenha AQUI o modelo/instruções), comprovando não haver vazamento no imóvel;
- Para efeitos de possível revisão de conta, o serviço deverá ser solicitado em até 60 dias do vencimento da fatura.
* Obs.: Somente quando o resultado da aferição indicar defeito com prejuízo ao consumidor não será cobrada a respectiva tarifa e a(s) conta(s) será(ão) revisada(s).

RESSARCIMENTOS DE DANOS:
Prazo para religação do serviço: 15 dias úteis para resposta do SAAE.

- Registrar reclamação junto ao SAAE tão logo que aconteça o problema para que a Autarquia possa gerar a Ordem de Serviço, providências imediatas, laudo fotográfico, etc.;
- Protocolar, junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE, requerimento explicativo do acontecimento, inclusive com levantamento detalhado dos danos ocorridos, ANEXANDO:
• 03 orçamentos do(s) objeto(s) alvo(s) de dano(s);
• Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
• Boletim de Ocorrência/Fotos/Vídeo que comprovem o ocorrido e o(s) objeto(s) danificado(s), se for o caso.

REVISÃO DE CONTAS:
Vide - Resolução ARES-PCJ - Capítulo XVIII, Seção VI.